Otimização da frequência de inspeções em PSV usando análise estatística de dados

Autores

  • Alexandre Guimarães Botelho Petróleo Brasileiro SA - PETROBRAS

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i4.1822

Palavras-chave:

Inspeção. PSV. Análise estatística de dados. FMEA. Weibull.

Resumo

O presente trabalho demonstra como a aplicação de métodos analíticos qualitativos pode ser apoiada pela análise estatística de dados de falha de equipamentos para a determinação de uma política adequada e custo-eficiente de manutenção, de forma a reduzir o custo do ciclo de vida do equipamento. Para tal, um estudo de caso foi realizado com dados de falha e manutenção de uma amostra de válvulas de segurança e alívio (PSV) de uma unidade de produção de óleo e gás da PETROBRAS. Os dados foram classificados conforme modos de falha identificados usando uma análise de modos de falha e efeitos—FMEA, e ajustados mediante o uso da distribuição de weibull. Os resultados demonstram a possibilidade de redução de freqüência de manutenção, representando 29% de redução de eventos, sem aumento do risco, além de indicar as falhas potenciais a serem bloqueadas pelo plano de inspeção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Guimarães Botelho, Petróleo Brasileiro SA - PETROBRAS

Alexandre Guimarães Botelho é Engenheiro metalurgista e gerente de inspeção de equipamentos na PETROBRAS. Possui mestrado em Tecnologia e especialização lato senso em Engenharia da Qualidade.

Publicado

15-12-2015

Como Citar

Botelho, A. G. (2015). Otimização da frequência de inspeções em PSV usando análise estatística de dados. Revista Produção Online, 15(4), 1224–1250. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i4.1822

Edição

Seção

Artigos