Modularidade em montadoras de automóveis: uma análise sob a ótica da estratégia

Autores

  • José Antonio Carnevalli NUPEX-CEA; PUC-Campinas
  • José Eduardo Rodrigues de Souza NUPEX-CEA; PUC-Campinas
  • Samuel Carvalho de Benedicto NUPEX-CEA; PUC-Campinas
  • Mário Sérgio Salerno Universidade de São Paulo
  • Paulo A Cauchick Miguel Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i2.1741

Palavras-chave:

Estratégia. Competências. Modularidade. Indústria automobilística.

Resumo

As relações entre a aplicação da modularidade na indústria automobilística e as estratégias organizacionais correspondem a um campo de estudos que precisa ser compreendido de forma mais aprofundada. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar as estratégias organizacionais e as competências inerentes ao processo de modularidade em empresas automobilísticas, por meio da realização de um estudo multicaso em duas montadoras de veículos. Verificou-se que o processo de modularidade tem sido utilizado para transferir custos fixos para os fornecedores, gerando uma dependência entre as empresas e dificultando a troca de um fornecedor, quando necessário. Também se verificou uma preocupação das montadoras em criar estratégias capazes de impedir a perda de know how. Por esta razão, nem todos os projetos de módulos são terceirizados. Verificou-se que as empresas estudadas atingiram parcialmente as competências essenciais e operaram no nível das competências distintivas, o suficiente para dar suporte à estratégia modular. O conjunto de estratégias organizacionais e competências conquistadas ajudaram na construção de vantagem competitiva nessas empresas.

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Biografia do Autor

Paulo A Cauchick Miguel, Universidade de São Paulo

PhD, Livre Docência em Engenharia de Produção

Programa de Póps-graduação em Engenharia de Produção

Publicado

15-06-2015

Como Citar

Carnevalli, J. A., Souza, J. E. R. de, Benedicto, S. C. de, Salerno, M. S., & Cauchick Miguel, P. A. (2015). Modularidade em montadoras de automóveis: uma análise sob a ótica da estratégia. Revista Produção Online, 15(2), 433–457. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i2.1741

Edição

Seção

Artigos