Critérios e fatores críticos de sucesso para a implantação de sistemas de informação: um estudo de caso sob a perspectiva de uma empresa implantadora de sistemas
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i4.1681Palavras-chave:
Sistemas de informação. Implantação. fatores críticos de sucesso. estudo de caso.Resumo
A implantação é uma das fases mais críticas para o sucesso dos sistemas de informação (SI). Existem vários critérios que definem o sucesso da implantação, assim como também há vários fatores que influenciam o sucesso esperado. Esses critérios e fatores de sucesso são tratados na literatura acadêmica de forma dispersa e, geralmente, desde a ótica de análise do cliente. Em razão disso, o objetivo deste artigo é preencher esta lacuna de pesquisa por meio da definição dos principais critérios e fatores críticos de sucesso (CFS) na implantação de SI na área de apoio à logística e planejamento da produção, considerando a ótica do fornecedor do sistema. Para tanto, o artigo apresenta um estudo de caso desde a perspectiva de uma empresa que implanta soluções de SI. Para analisar os fatores foram utilizadas uma classificação baseada na abordagem de sistemas sociotécnicos e matrizes de relacionamentos entre fatores críticos de sucesso e critérios de sucesso. Os resultados apresentam 14 critérios para avaliar o sucesso das implantações de sistemas e 31 fatores críticos para atingir este sucesso, com suas respectivas prioridades e relacionamentos para o caso estudado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.