Utilização de controle estatístico de processo na avaliação do desempenho acadêmico

Autores

  • Ezequiel Gibbon Gautério Universidade Federal do Rio Grande
  • Viviane Leite Dias de Mattos Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i2.1592

Palavras-chave:

Qualidade. Gráficos de Controle. Otimização de Processos. Desempenho Acadêmico.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar alguns indicadores do desempenho acadêmico (quantidade de estudantes por turma, taxa de evasão, taxa de reprovação e notas obtidas pelos estudantes) para tentar identificar um padrão de comportamento que possibilitasse implementar melhorias no processo de ensino-aprendizagem. A amostra investigada foi composta por cinco turmas, oferecidas a cursos de graduação em Engenharia, as quais foram acompanhadas por três anos. Inicialmente foi realizada uma análise exploratória com técnicas analíticas e gráficas. Uma análise de variância complementada com o teste de Tukey investigou algumas fontes de variabilidade, fornecendo subsídios para a construção dos gráficos de controle. Encontraram-se evidências de que turmas com maior quantidade de estudantes estão associadas a maiores taxas de reprovação e a médias mais baixas e de que cursos que têm a disciplina mais tarde na estrutura curricular obtiveram médias mais altas. Os resultados encontrados mostraram que, embora tenham sido detectadas algumas causas especiais interferindo no processo, foi possível estabilizá-lo para que fosse monitorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ezequiel Gibbon Gautério, Universidade Federal do Rio Grande

Graduação em Matemática Licenciatura, Pós-graduando em Modelagem Computacional. Áreas e Temas de Interesse: Pesquisa Operacional, Teoria dos Grafos, Problema de Roteamento de Veículos, Ensino de Matemática, Geometria, Educação a Distância.

Publicado

15-05-2014

Como Citar

Gautério, E. G., & Mattos, V. L. D. de. (2014). Utilização de controle estatístico de processo na avaliação do desempenho acadêmico. Revista Produção Online, 14(2), 744–763. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i2.1592

Edição

Seção

Artigos