O jogo da catapulta para compreender o planejamento e análise de experimentos: proposta de uma abordagem lúdica de ensino

Autores

  • Noel Torres Júnior Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roberto da Costa Quinino ICEX/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i3.1576

Palavras-chave:

Jogos Educativos, Planejamento e Análise de Experimentos, Coeficiente de Determinação

Resumo

Este trabalho propõe o uso do Jogo da Catapulta para o ensino de técnicas de planejamento e análise de experimentos. Este jogo consiste numa simples Catapulta capaz de lançar pequenos objetos. A mesma pode sofrer diferentes ajustes, uma vez que até cinco variáveis de controle podem ser alteradas. A possibilidade de introduzir diferentes ajustes na catapulta permite a condução de diversos tipos de tratamentos e a aplicação de diversas técnicas de planejamento de experimentos. Nesta direção, um experimento fatorial 2k foi realizado e é apresentado. Além disto, o texto aborda o DOE (Design of Experiments) por meio da Regressão Linear Múltipla com o uso do Coeficiente de Determinação R2 como medida de avaliação da significância dos fatores e da interação entre eles. Apesar da simplicidade do dispositivo proposto, vários cuidados e atividades existentes na condução de experimentos industriais se fazem presentes neste jogo. Isto por sua vez, possibilita trabalhar de modo lúdico vários conceitos importantes desta técnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noel Torres Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), especialização em Engenharia da Qualidade pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994), Engenheiro e Auditor da Qualidade pela Sociedade Americana de Qualidade (ASQ/USA), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração da Produção, trabalhando como Engenheiro da Qualidade, de Processos e consultor. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Serviços, Serviços de Resultados Ulteriores, Gestão de operações de serviços.

Roberto da Costa Quinino, ICEX/UFMG

Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Controle de Qualidade e Marketing Engineering com ênfase em Aplicações de Modelos Estocásticos atuando principalmente nos seguintes temas: Taguchi on-line, cadeias de Markov, erros de classificação, otimização, planejamento de cartas de controle, análise de regressão, planejamento de experimentos e conjoint analysis. Orienta trabalhos em nível de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado. Publicou trabalhos em periódicos de circulação nacional e internacional. É sócio da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO); Associação Brasileira de Estatística (ABE), Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Publicado

18-08-2014

Como Citar

Torres Júnior, N., & Quinino, R. da C. (2014). O jogo da catapulta para compreender o planejamento e análise de experimentos: proposta de uma abordagem lúdica de ensino. Revista Produção Online, 14(3), 939–971. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i3.1576

Edição

Seção

Artigos