Proposição de uma heurística utilizando busca-tabu para resolução do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens

Autores

  • Gilmar D'Agostini Oliveira Casalinho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabriel Machado Braido UNIVATES
  • Denis Borenstein Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i3.1475

Palavras-chave:

Pesquisa Operacional. Heurística. Busca-tabu. Escalonamento de Veículos. MDVSP.

Resumo

Os problemas logísticos estão se apoiando de forma bastante expressiva na Pesquisa Operacional a fim de obter uma maior eficiência em suas operações. Dentre os vários problemas relacionados à designação de veículos em um sistema logístico, o de escalonamento de veículos com múltiplas garagens, MDVSP (Multiple Depot Vehicle Scheduling Problem), vem sendo abordado em diversas pesquisas. O MDVSP pressupõe a existência de garagens que interferem no planejamento das sequências com as quais as viagens devem ser executadas. Frequentemente, métodos exatos não podem resolver as grandes instâncias encontradas na prática e, para poder levá-las em consideração, várias abordagens heurísticas estão sendo desenvolvidas. O principal objetivo deste trabalho, portanto, foi solucionar o MDVSP através de uma heurística utilizando o método de busca-tabu. A principal motivação para a realização deste trabalho surgiu a partir da indicação de que apenas recentemente o uso de meta-heurísticas está sendo aplicado ao MDVSP e das limitações elencadas em estudos anteriores utilizando o algoritmo branch-and-bound em etapas das heurísticas apresentadas para resolver o problema, o que faz aumentar o tempo de resolução do problema. O método de pesquisa para solução deste problema foi baseado em adaptações das tradicionais técnicas de pesquisa operacional, e propiciou a resolução do MDVSP apresentando resultados bastante competitivos quanto ao custo da função objetivo, número de veículos utilizados e tempo computacional necessário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmar D'Agostini Oliveira Casalinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor da Escola de Engenharia da UFRGS (Engenharia de Produção e Transportes). É doutorando e mestre em Administração (Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão) pela UFRGS.

Gabriel Machado Braido, UNIVATES

Professor do Centro Universitário UNIVATES. É mestre em Administração (Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão) pela UFRGS.

Denis Borenstein, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor da Escola de Administração da UFRGS. Doutor em Pesquisa Operacional (Strathclyde University).

Publicado

18-08-2014

Como Citar

Casalinho, G. D. O., Braido, G. M., & Borenstein, D. (2014). Proposição de uma heurística utilizando busca-tabu para resolução do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens. Revista Produção Online, 14(3), 862–889. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i3.1475

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.