Um estudo de caso sobre a transformação de uma transportadora tradicional em um operador logístico

Autores

  • Gabriel Sperandio Milan UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Tânia Craco UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Deonir De Toni UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Carlos Alberto Costa UCS - Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1439

Palavras-chave:

Logística. Operador Logístico. Estratégia. Serviço ao Cliente. Competitividade.

Resumo

A terceirização das atividades logísticas se tornou uma prática comum dentro das estratégias das empresas. Desta forma, o uso da prestação de serviços especializados por meio de operadores logísticos vem surgindo como uma forma para aumentar a competitividade das empresas. Visando atender a um mercado em expansão e agregar valor ao seu negócio, muitas transportadoras tem se transformado em operadores logísticos. Sendo assim, este artigo apresenta uma análise sobre a organização, adaptação e evolução da transformação de uma transportadora de cargas tradicional em um operador logístico. A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativo-exploratória, implementada por meio de um estudo de caso único. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas individuais em profundidade, com uma abordagem semi-estruturada. Além disso, foram utilizados dados provenientes da observação direta e de pesquisa documental. Para a elaboração dos resultados foi aplicada a técnica de análise de conteúdo. A empresa, ao agregar serviços, procurando relacionamentos de longo prazo com seus clientes, aumentou sua competitividade. Tal mudança oportunizou vantagens como a otimização dos recursos disponíveis e a melhoria na qualidade dos serviços prestados. A transformação da empresa em um operador logístico repercutiu em maior credibilidade e ampliação do seu mix de serviços, resultando no aumento de seu faturamento e lucratividade e em um diferencial perante a concorrência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Sperandio Milan, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Engenharia de Produção na área de Sistemas da Qualidade pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor e pesquisador da UCS - Universidade de Caxias do Sul. Consultor de empresas na área de estratégia e mercado.

Tânia Craco, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Administração pela UCS - Universidade de Caxias do Sul.

Deonir De Toni, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração na área de Marketing pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor e pesquisador da UCS - Universidade de Caxias do Sul.

Carlos Alberto Costa, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Engenharia de Produção pela pela Loughborough University (Grã-Bretanha). Professor e pesquisador da UCS - Universidade de Caxias do Sul.

Publicado

22-11-2013

Como Citar

Milan, G. S., Craco, T., De Toni, D., & Costa, C. A. (2013). Um estudo de caso sobre a transformação de uma transportadora tradicional em um operador logístico. Revista Produção Online, 13(4), 1466–1492. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1439

Edição

Seção

Artigos