Análise do processo produtivo de uma empresa do segmento de cerâmica vermelha à luz da produção mais limpa

Autores

  • Dayanna dos Santos Costa Maciel Universidade Federal de Campina Grande
  • Lúcia Santana de Freitas Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1396

Palavras-chave:

Gestão ambiental. Produção mais Limpa. Segmento de Cerâmica Vermelha. Recursos Naturais. Impactos Ambientais.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo produtivo de uma indústria do segmento de cerâmica vermelha à luz da Produção mais Limpa (P+L), tomando como base teórica o modelo de P+L proposto pelo Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CTNL, 2003b).  Quanto à metodologia, classifica-se como exploratória e descritiva, utilizando-se do método estudo de caso. Para tanto, foram coletados dados primários e secundários, os primários foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas com o proprietário e gerente de produção e um questionário aplicado ao proprietário. Quanto aos dados secundários, estes foram obtidos por meio de licença ambiental da empresa, relatórios, documentos de auditorias, normas e pesquisas na web, entre outros. Como resultados foram constatados: um desperdício em torno de 10% dos produtos fabricados (tijolos, telhas e blocos); emissão de poluentes como cinzas e gases (CO2); alto consumo de recursos naturais como argila, água, energia elétrica e lenha. Tal situação está sendo modificada em função das ações que estão adotadas para a obtenção de uma produção mais limpa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayanna dos Santos Costa Maciel, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande, aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação en Recursos Naturais na mesma Instituição.

Lúcia Santana de Freitas, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Doutora da Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade da UFCG

Publicado

19-11-2013

Como Citar

Maciel, D. dos S. C., & Freitas, L. S. de. (2013). Análise do processo produtivo de uma empresa do segmento de cerâmica vermelha à luz da produção mais limpa. Revista Produção Online, 13(4), 1355–1380. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i4.1396

Edição

Seção

Artigos