Avaliação da satisfação dos usuários de sistemas ERP nas médias empresas de confecção do vestuário de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i2.1374Palavras-chave:
Sistema ERP. Satisfação do Usuário. Tecnologia da Informação (TI).Resumo
Uma das ferramentas que colaboram para o aumento da competitividade nas pequenas e médias empresas é o uso de sistemas ERP (Enterprise Resources Planning), também conhecida como Sistema Integrado de Gestão, a qual quando bem utilizada, auxilia no processo de planejamento, gestão e controle das empresas. É muito importante a verificação do sucesso de utilização destes sistemas nas empresas e um dos meios mais aceitos de analisá-los é por meio da avaliação da satisfação dos seus usuários. Esta pesquisa avalia a satisfação dos usuários de sistemas ERP’s nas médias empresas de confecção do vestuário no município de Fortaleza, um dos maiores pólos de confecção do Brasil. O método utilizado foi a pesquisa Survey, através da qual foram entrevistados 117 usuários de 25 empresas e seguiu o modelo de avaliação customizado por Ely (2010), onde são avaliados de forma quantitativa a satisfação dos usuários finais e usuários-chave de um sistema ERP. Os resultados apresentam, de forma geral, que os usuários estão satisfeitos com os sistemas ERP implantados. Também foi verificado por meio de análise multivariada, que o modelo utilizado foi adequado ao contexto das médias empresas, pois os testes estatísticos (Alfa de Cronbach, esfericidade de Bartlett e KMO) obtiveram valores bastante confiáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.