Gestão do conhecimento organizacional visando à transferência de tecnologia: os desafios enfrentados pelo nit da universidade estadual de Santa Cruz

Autores

  • Luan Carlos Santos Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
  • João Luiz Kovaleski Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR
  • Silvia Gaia Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i2.1314

Palavras-chave:

Criação do conhecimento. Transferência de tecnologia. Lei de Inovação. Núcleo de inovação tecnológica.

Resumo

O presente artigo traz para discussão reflexões acerca do entendimento de conhecimento organizacional, os modelos de teorias da criação e gestão de conhecimento que, em muitas abordagens, não levam em consideração a especificidade de cada organização, relacionamento intrínseco nos processos da dinâmica da inovação e sua contribuição para a transferência de tecnologia nos Núcleos de Inovação Tecnológica junto ao setor produtivo. A metodologia de pesquisa foi qualitativa e assumiu natureza descritiva. O método utilizado na pesquisa foi estudo de caso em um NIT de uma universidade pública no sul da Bahia. Finaliza, constatando que o NIT estudado está bem estruturado no que diz respeito à constituição dos NITs sob a ótica da Lei de Inovação Federal nº 10.973 e da Lei de Inovação do Estado da Bahia nº 11.174, existindo, porém, algumas barreiras para a criação e gestão do conhecimento que garantam a efetiva transferência de tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luan Carlos Santos Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Pesquisador em Inovação e Transferência de Tecnologia. Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

João Luiz Kovaleski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.
Doutor em Instrumentação Industrial pela Université Joseph Fourier de Grenoble – UJFG, França

Silvia Gaia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Professora do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.
Doutora em Educação de Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Publicado

17-05-2013

Como Citar

Silva, L. C. S., Kovaleski, J. L., & Gaia, S. (2013). Gestão do conhecimento organizacional visando à transferência de tecnologia: os desafios enfrentados pelo nit da universidade estadual de Santa Cruz. Revista Produção Online, 13(2), 677–702. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i2.1314

Edição

Seção

Artigos