Avaliação da eficiência operacional das unidades de polícia pacificadora do estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i2.1248Palavras-chave:
UPP. Unidade de Polícia Pacificadora. DEA. Eficiência. Segurança Pública.Resumo
A Unidade de Polícia Pacificadora é “um novo modelo de Segurança Pública e de policiamento”, que visa garantir a segurança local e, sobretudo, reduzir, ou mesmo, extinguir a criminalidade violenta ligada ao tráfico de drogas, além de aproximar população e polícia. Este artigo tem como objetivo medir a eficiência operacional de todas as UPPs instaladas no estado do Rio de Janeiro até o início de 2011, através da Análise Envoltória de Dados (DEA). Foi utilizado para isso o modelo CCR – com orientação input – desenvolvido por Charnes, Cooper e Rhodes, que permite uma avaliação objetiva da eficiência global, identificando as fontes das ineficiências, bem como as metas necessárias para que a eficiência de cada UPP seja atingida. Os resultados obtidos convergem para uma redução do efetivo policial em todas as comunidades fora da fronteira de eficiência.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.