A produtividade em serviços: uma análise à luz da revisão sistemática de literatura

Autores

  • Noel Torres Júnior Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Lúcia Miranda Lopes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i1.1164

Palavras-chave:

Produtividade em Serviços. Produtividade. Revisão Sistemática da Literatura. Desempenho. Data Envelopment Analysis.

Resumo

Por meio do método Revisão Sistemática da Literatura (RSL), este trabalho realizou uma análise do tema produtividade em serviços. Para tanto, quatorze periódicos da área de Gestão de Operações e a base de dados Scielo foram consultados. Os trabalhos foram analisados com relação a seis critérios de classificação: i) tipo de estudo; ii) setor pesquisado; iii) filiação dos autores; iv) abordagem metodológica predominante; v) temas abordados; e vi) métodos utilizados nas análises comparativas de desempenho. Com relação a esses critérios, verificou-se que a maior parte dos trabalhos utiliza a modelagem para avaliar a produtividade, principalmente por meio da metodologia de programação linear – Data Envelopment Analysis (DEA). Observou-se que a grande maioria dos autores tem origem acadêmica, havendo poucas publicações de pesquisadores oriundos de empresas ou trabalhos que apresentam ambos os tipos de pesquisadores. Este trabalho identificou quatro temas recorrentes nas pesquisas, ou seja, alguns artigos focalizaram no estabelecimento de indicadores de produtividade e na sua análise ao longo do tempo, comparando o desempenho de diferentes empresas ou setores. Outros identificaram especificidades e dificuldades da mensuração da produtividade em serviços em relação às empresas de manufatura. Diferentes trabalhos propuseram indicadores para mensuração da produtividade em serviços. Finalmente, à luz dos principais livros-textos de gestão de operações de serviços e da literatura consultada, este trabalho identificou as principais estratégias e métodos para a melhoria da produtividade de serviços. Constatou-se que produtividade em serviços é um tema promissor de pesquisa.

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Biografia do Autor

Noel Torres Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), especialização em Engenharia da Qualidade pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994), Engenheiro e Auditor da Qualidade pela Sociedade Americana de Qualidade (ASQ/USA), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração da Produção, trabalhando como Engenheiro da Qualidade, de Processos e consultor. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Serviços, Serviços de Resultados Ulteriores, Gestão de operações de serviços.

Ana Lúcia Miranda Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Civil pela PUC/RS (1987), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC/SC (1992, 1998). Atualmente é professora Adjunto II do Departamento de Ciencias Administrativas da FACE/UFMG e membro permanente dos cursos de mestrado e doutorado do Centro de Pos-Graduaçao e Pesquisas em Administraçao - CEPEAD/UFMG. Suas pesquisas e orientaçoes possuem foco em análise de eficiencia por meio de Data Envelopment Analysis - DEA, em especial nas áreas de energia e mercado de capitais.

Publicado

02-03-2013

Como Citar

Torres Júnior, N., & Lopes, A. L. M. (2013). A produtividade em serviços: uma análise à luz da revisão sistemática de literatura. Revista Produção Online, 13(1), 318–350. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i1.1164

Edição

Seção

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