Guia de referência para o desenvolvimento de produtos para portadores de deficiência visual

Autores

  • Ana Carolina Richter do Nascimento UTFPR Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Carlos Cziulik UTFPR Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i1.1134

Palavras-chave:

Desenvolvimento de produto. Guia de Referência. Deficiente visual.

Resumo

A preocupação com os Portadores de Necessidades Especiais (PNEs) tem crescido nos últimos anos, no mundo e no Brasil. Mecanismos governamentais e legais buscam tratar formalmente o assunto. Os PNEs integram diferentes categorias, dentre as quais no Brasil os deficientes visuais representam 67,3% (IBGE, 2002). Estes, por sua vez, precisam interagir com diferentes produtos, existindo iniciativas que contemplam estas demandas. Porém, existe grande carência de produtos industrializados para este grupo no Brasil (ITS, 2007), o que se percebe é a adaptação de produtos convencionais para demandas específicas do DV. As abordagens de desenvolvimento de produto, em sua maioria, não tratam de aspectos específicos quando o cliente usuário é um deficiente visual. Assim, o objetivo do presente artigo é apresentar o desenvolvimento e aplicação de um Guia de Referência para o desenvolvimento de produtos para portadores de deficiência visual. O modelo proposto é derivado de referenciais teóricos, análise de produtos e levantamento de campo, sendo estruturado em grupos de aplicação e desmembrados em subgrupos, direcionando o projetista à recomendação correta. A recomendação é descrita e exemplos de aplicação são disponibilizados. Uma aplicação descritiva caracteriza o funcionamento do guia proposto. Resultados preliminares de uma aplicação experimental indicam que o Guia de Referência aqui desenvolvido é: i. coerente para com os produtos já comercializados e recomendados para o deficiente visual; ii. aplicável para o público-alvo para o qual é destinado (projetistas com e sem experiência); iii. aplicável na fase de projeto que é direcionado (Projeto Conceitual); iv. instrumento para melhoria na qualidade das concepções de produto e para a diminuição do tempo despendido em um projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Richter do Nascimento, UTFPR Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Designer de Produto, graduada pela UFPR. Em 2011, obteve o título de especialista em Gestão de Desenvolvimento de Produtos pela UTFPR - Departamento de Mecânica (DAMEC) e Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM).

Carlos Cziulik, UTFPR Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Carlos Cziulik concluiu o doutorado em Engenharia Mecânica pela University of Surrey Inglaterra em 1998. O foco principal de seu trabalho foram os mecanismos de avaliação de alternativas na etapa do projeto conceitual no processo de desenvolvimento de produtos. Seu mestrado foi concluído em 1990, junto ao Departamento de Engenharia de Produção da UFSC, na área de Engenharia de Produto (desenvolvimento de máquinas agrícolas), sob a orientação do Professor Nelson Back. Também, é graduado em Licenciatura Para Formação de Professores de Disciplinas Específicas (Tecnologia Mecânica e Desenho Mecânico) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1987) e Bacharel Em Administração de Empresas pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1984). Atualmente, é Professor da Classe Especial , do Ensino Básico e Tecnológico, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde tem desenvolvido atividades de ensino e pesquisa nos últimos 29 anos. Publicou vários artigos em revistas e eventos. Orientou 20 dissertações de mestrado, mais de 20 Trabalhos de Conclusão de Curso, 18 Monografias de Especialização, 8 Trabalhos de Iniciação Científica. Tem experiência na área de Engenharia de Produção e ramos da Engenharia Mecância, com ênfase em Desenvolvimento de Produto, atuando principalmente nas seguintes áreas: desenvolvimento de produto, desenvolvimento de protótipo, projeto conceitual e metodologia de projeto. Também, tem interesse em pesquisar ferramentas específicas para o desenvolvimento de produtos tais como: QFD, FMEA, Matriz Morfológica, entre outras. Estes termos também servem para contextualização de sua produção científica e tecnológica em diversas bases de dados. Desenvolveu vários produtos em colaboração com a indústria (e.g. Gabinete para GPS agrícola (Montana Pulverizadores Ltda); Sistema Concentrador Secundário de Energia (Landis Gyr Ltda); Prótese de Queixo e Mamária (Sculpture Cirurgia Plástica); entre outros). Atualmente, ocupa a função de Pró-reitor Adjunto de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR.

Publicado

02-03-2013

Como Citar

Richter do Nascimento, A. C., & Cziulik, C. (2013). Guia de referência para o desenvolvimento de produtos para portadores de deficiência visual. Revista Produção Online, 13(1), 257–289. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i1.1134

Edição

Seção

Artigos