Análise da atividade do profissional de design envolvido na gestão de design
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i3.1062Palavras-chave:
Gestão de design. Profissional de design. Atividade de trabalho. Fatores intervenientes. Interlocutores.Resumo
A percepção do uso do design como um elemento essencial para a obtenção de vantagem competitiva desperta nas empresas a necessidade de gerenciar também as atividades de design. Todavia, pouco se fala sobre a atividade dos profissionais de design participantes desse processo, seus papéis, funções e competências, e mesmo sobre suas ligações com a empresa e os demais setores envolvidos. O objetivo deste artigo é analisar, durante os processos de gestão de design, as relações de trabalho de profissionais de design vinculados interna e externamente às organizações, buscando compreender a estrutura e os fatores intervenientes na atividade desses profissionais, bem como as interações com seus principais interlocutores. A metodologia utilizada foi exploratória e qualitativa, através de entrevistas em profundidade com três profissionais de design. Posteriormente, foi feita uma análise das respostas, possibilitando a comparação desses dados obtidos com o referencial teórico pesquisado. Através deste estudo de caso, foi possível perceber o perfil e a atividade do profissional de design, bem as relações com seus principais interlocutores, quando vinculados interna e externamente às organizações.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.