Redes interorganizacionais no transporte público: um estudo multicaso em diferentes cidades do Rio Grande do Sul

Autores

  • Rafael Mendes Lübeck PPGA/UFSM
  • Milton Luiz Wittmann PPGA/UFSM
  • Angélica Skrebsky Richter Adm/UFSM
  • Marcia Santos da Silva PPGA/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i1.1033

Palavras-chave:

Redes Interorganizacionais. Tipologia de Redes. Benefícios em Rede. Coopetição. Transporte Público.

Resumo

O presente estudo propõe a ampliação do debate sobre redes interorganizacionais pela realização de um estudo de natureza exploratória e qualitativa em um grupo de empresas de transporte coletivo de passageiros de três cidades-polo e de uma região metropolitana no Rio Grande do Sul. O objetivo é compreender de que forma os transportadores de passageiros, nas cidades analisadas, operam em rede. Para tanto, foram utilizados o modelo proposto por Marcon e Moinet (2001), que classifica as relações interorganizacionais, e o modelo de Balestrin e Vershoore (2006), que trata dos benefícios em redes interorganizacionais. Para alcançar o objetivo deste estudo foram realizadas entrevistas com gestores das empresas transportadoras e análise documental, através da técnica de Análise de Conteúdo a posteriori. Os resultados destas análises traçaram o panorama da atuação dos transportadores em rede nas cidades estudadas. Elaborou-se um relatório de casos cruzados que possibilitou definir as relações interorganizacionais como formais e horizontais e, entre os principais benefícios da operação em rede, evidenciou-se a implementação do sistema de bilhetagem eletrônica e ganhos de representatividade ante públicos de interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Mendes Lübeck, PPGA/UFSM

Mestre em Administração pela UFSM e graduado em Marketing pelas Faculdades Senac Porto Alegre. Atualmente é professor/pesquisador na Faculdades Senac Porto Alegre trabalhando com temas sobre comportamento do consumidor, marketing e inovação. Atua também como professor de graduação e pós-graduação na área de Administração e de Marketing nas Faculdades Senac Porto Alegre. Atualmente é revisor da Revista Gestão & Planejamento, Revista de Administração da IMED - Raimed e do Journal of Research in Economics and International Finance. Realizou atividades na ReA - Revista de Administração da UFSM - na função de Editor adjunto. Atuou nas áreas de Marketing e vendas nos setores de serviços e varejo por mais de 15 anos, período no qual ocupou cargos de analista de marketing e gerente.

Milton Luiz Wittmann, PPGA/UFSM

Doutor em Administração pela USP - Universidade Estadula de São Paulo (1996). É docente em Administração desde 1981 e lider de grupo pesquisa: Competitividade, Estratégia e Arranjos Organizacionais, com ênfase em estratégia e inovação, redes de empresas e desenvolvimento regional. criou o mestrado acadêmico em Administração (UFSM) e foi seu primeiro Coordenador (2003). Foi coordenador de mestrado interinstitucional em Administração (1998-2000). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Santa Maria atuando em Docência, Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão e coordenação do curso de Especialização em Gestão Pública/EaD e é avaliador desde 1996 do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais. Possui projeto de pesquisa com recursos do CNPq.

Publicado

02-03-2013

Como Citar

Lübeck, R. M., Wittmann, M. L., Richter, A. S., & da Silva, M. S. (2013). Redes interorganizacionais no transporte público: um estudo multicaso em diferentes cidades do Rio Grande do Sul. Revista Produção Online, 13(1), 84–107. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i1.1033

Edição

Seção

Artigos